Mais um ano chegou ao fim e tal como fiz no ano passado, é o momento de divulgar como está a minha alocação de ativos no final de 2023.

O que é alocação de ativos?

A alocação de ativos é a maneira como uma pessoa distribui o dinheiro que investe entre diferentes tipos de ativos financeiros, como ações, títulos de dívida pública, depósitos, imóveis, etc.

A ideia por trás da alocação de ativos é que, ao distribuir o dinheiro entre diferentes tipos de ativos financeiros, é possível minimizar o risco e aumentar a possibilidade de ganhos a longo prazo.

Meu portfolio de alocação de ativos financeiros | 2024

Neste momento, é desta forma que estão distribuídos os meus investimentos:

alocação de ativos financeiros

49% em certificados de aforro

A minha alocação em certificados de aforro aumentou 9% relativamente ao ano passado (altura em que era 40%).

Decidi colocar mais algum dinheiro em Certificados de Aforro Série E porque, em 2023, as taxas desta série atingiram o seu máximo, e por isso, achei que era uma boa oportunidade.

Entretanto a Série E foi descontinuada, estando agora disponível a Série F com condições e remunerações muito menos atrativas.

21% em depósitos a prazo

A alocação em depósitos a prazo permaneceu mais ou menos a mesma (no ano passado era 24%). Tal como tinha escrito no post do ano passado, o meu plano era tirar algum dinheiro dos depósitos a prazo para investir mais em ações. Entretanto, as taxas dos depósitos subiram bastante (tenho depósitos a pagar 3% e 3,5%) e, por essa razão, não segui o plano. Acabou por ser uma má decisão porque 2023 foi um ótimo ano para o mercado de ações com o Nasdaq a subir 44% e o S&P 24%.

22% em ações

A alocação em ações também não sofreu grandes alterações (no ano passado era 24%).

7% em cash (dinheiro)

1% em Bitcoin

Felizmente, no que toca a Bitcoin segui o plano e tenho agora cerca de 1% do meu net worth (património líquido) em BTC.

Para 2024, o meu plano é aumentar ainda mais a minha exposição ao Bitcoin porque acredito que a criptomoeda irá atingir novos máximos em 2025.

The Portuguese Investor
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.