Neste artigo vou explicar o que são ativos e passivos financeiros, apontar as principais diferenças e ainda dar alguns exemplos de ativos e passivos.
Diferença entre ativos e passivos financeiros
A primeira vez que ouvi falar de ativos e passivos financeiros foi já há alguns anos atrás quando estava a ler o livro “Pai Rico Pai Pobre” de Robert Kiyosaki.
E a definição mais simples que aprendi e nunca mais esqueci até hoje é a seguinte:
Ativo financeiro é tudo o que coloca dinheiro no seu bolso.
Passivo financeiro é tudo o que tira dinheiro do seu bolso.
Esse ensinamento é muito simples mas é também muito poderoso e pode realmente mudar a sua situação financeira.
Mais à frente neste artigo vou dar alguns exemplos de ativos e passivos financeiros, mas agora quero que você entenda que:
Pessoas bem-sucedidas compram ativos financeiros. Essas pessoas (que são a minoria) entram num ciclo vicioso, no qual colocam o dinheiro a trabalhar para elas, pois quanto mais ganham mais investem em ativos.
Por outro lado, a maioria das pessoas são movidas pelo consumismo e optam por passivos e, é por isso que a maioria está endividada e na chamada “corrida dos ratos”, onde à medida que o seu rendimento disponível aumenta, os seus gastos também aumentam na mesma proporção, gerando uma estagnação depreciativa.
Vejamos agora alguns exemplos de ativos e passivos financeiros …
Lembre que:
Ativo financeiro é tudo o que coloca dinheiro no seu bolso.
Passivo financeiro é tudo o que tira dinheiro do seu bolso.
Então alguns exemplos de ativos financeiros incluem:
Títulos financeiros (como ações, obrigações, etc.);
Rendas resultantes do arrendamento de imóveis;
Direitos de autor, patentes, licenças;
Ouro;
Criptomoedas;
Entre outros.
Já no que toca a passivos podemos incluir os seguintes exemplos:
- Empréstimos;
- Dívidas a fornecedores ou ao Estado;
- Contas a pagar;
- Impostos;
- Carro para deslocação própria;
- Casa para habitação própria;
- Entre outros.
Muitas pessoas ficam confusas quando veem o carro e a casa no lado dos passivos, mas a verdade é que um carro ou uma casa são realmente um passivo quando se destinam ao uso próprio, uma vez que há diversas despesas associadas como combustível, impostos ou manutenção.
Mas se a viatura é utilizada para fins comerciais e gera retorno financeiro ou se a casa está arrendada e gera entradas de dinheiro, então ambos já são considerados ativos, nesta segunda perspetiva.
No caso do imóvel, mesmo se a casa valorizar, não deve ser vista como um ativo. Só deve ser considerada um ativo se houver a intenção de vender para gerar uma mais-valia.
Agora que já sabe qual é a diferença entre ativo e passivo financeiro, você já está na frente da maioria das pessoas em termos de literacia financeira e pode começar hoje mesmo a mudar os seus comportamentos de forma a aumentar os seus ativos e diminuir nos passivos, com vista a melhorar a sua situação financeira.