Obteve rendimentos de dividendos no exterior? Então este artigo pode ser do seu interesse porque irei explicar como declarar dividendos de ações no IRS, usando como exemplo a Trading 212, que é a corretora que utilizo para investir em ações que pagam dividendos.
Como provavelmente já sabe, se a corretora que você utiliza não estiver sediada em Portugal (como é o caso da Trading 212 e da Degiro) irá ter de declarar os dividendos recebidos.
Assim sendo, no anexo J do IRS (referente a rendimentos obtidos no exterior) terá de preencher o quadro 8A – indicando o país da fonte, o montante dos dividendos e o valor do imposto que lhe foi retido no país de origem, ou seja, no país da fonte.
Se é cliente da Trading 212, deve pedir o seu “Tax statement” e irá receber um relatório com a informação dos “dividends by country”, ou seja, dividendos por país, e isto facilita muito a sua vida na hora de preencher o IRS.
Tendo então o seu relatório dos dividendos recebidos por país, apenas precisa colocar os respetivos valores no quadro 8A do Anexo J.
O valor do “gross dividend”, que é o valor bruto, é colocado na coluna “Rendimento bruto” e o Imposto pago no estrangeiro ou retido no estrangeiro corresponde ao valor “WHT”.
Para melhor entender como preencher o quadro 8A do Anexo J assista ao vídeo que está abaixo:
Resumindo, se utilizar a Trading 212 para investir em ações que pagam dividendos será muito fácil preencher a declaração de IRS.
Relativamente à Degiro, não sei dizer se também fornecem este tipo de relatório relativo aos dividendos recebidos, mas no relatório anual da sua conta certamente irá encontrar essa informação.
+++Veja também como declarar IBAN da conta Flatex Degiro no IRS.