Os Certificados de Aforro Série E estão, neste momento, na taxa máxima. Tal como é possível ler no site do IGCP: “A taxa de juro bruta para novas subscrições e capitalizações de Certificados de Aforro, Série E, em abril de 2023 foi fixada em 3,5%”, e a boa notícia para os aforradores é que a taxa máxima pode manter-se nos 3,5% até 2025.
Como provavelmente já sabe, a fórmula de cálculo da taxa-base dos Certificados de Aforro Série E é a seguinte:
E3 + 1%
(em que E3 é a média dos valores da Euribor a três meses observados nos últimos dez dias úteis antes do cálculo).
De acordo com uma notícia do Jornal Económico, as perspetivas colocam a taxa Euribor a três meses em 2,8% em dezembro de 2025, e se a esse valor adicionarmos mais 1% (de acordo com a fórmula indicada acima), verificamos então que ultrapassará os 3,5% – que é a taxa-base máxima dos Certificados de Aforro Série E.
Uma outra notícia disponível no site da SIC Notícias revela que: “Mais de 30% da dívida pública emitida este ano foi em certificados de aforro”, contudo, o Governo já admitiu que poderá avançar para alterações na taxa de rentabilidade das futuras subscrições dos mesmos.
Ainda que não tenha especificado as condições de remuneração do produto de captação de poupança do Estado, o Executivo pode mudar as regras, uma vez que as subscrições dos primeiros três meses estão quase a esgotar o limite anual de 10.250 milhões de euros, tanto para Certificados de Aforro como para Certificados de Tesouro.
Assim sendo, se tem dinheiro parado no banco aproveite para colocar pelo menos parte dele em Certificados de Aforro Série E enquanto ainda está a tempo, uma vez que a qualquer momento o Governo pode alterar as regras e baixar as condições de remuneração.
Eu já publiquei aqui no blog um artigo no qual explico como subscrever certificados de aforro e recomendo que o leia caso tenha interesse em investir.
Para terminar, informo ainda que se subscrever Certificados de Aforro, de 6 em 6 meses irá receber na sua morada uma carta com toda a informação sobre os juros recebidos e a valorização do seu investimento.
No site do IGCP também existe um simulador para os Certificados de Aforro Série E (clique aqui para ver), no qual pode inserir a “Data de Aquisição da Subscrição” e o “Nº de Unidades Subscritas” para obter a valorização do seu investimento em cada momento.
No vídeo abaixo mostro a simulação dos meus investimentos em Certificados de Aforro Série E e convido-o a assistir:
Resta-me voltar a lembrar que agora é um ótimo momento para investir em Certificados de Aforro Série E visto estarem na taxa máxima.